O Centro de Análise em Políticas de Saúde (CAPS) é um pilar estratégico no Observatório Cidadão para a Saúde (OCS), dado que se dedica à pesquisa, à formação e à advocacia em matérias ligada ao sector da saúde.  O OCS acredita que investir na pesquisa em saúde é contribuir para a transformação mais humanizada da realidade social moçambicano.

CAPS pretende ser referência para os estudantes de medicina, enfermagem, activistas sociais, profissionais e pesquisadores em ciências da saúde e áreas afins. As pesquisas e formações, desenvolvidas no CAPS, buscam orientar a advocacia com base nas evidências e perspectivas de multidisciplinaridade e multisectorialidade, humanização dos cuidados, equidade no tratamento, nos serviços, na valorização dos utentes/usuários e suas necessidades, como elementos fundamentais no direito ao acesso ao Serviço Nacional de Saúde (SNS).

O Objectivo é promover a humanização e as boas práticas no sector da saúde em Moçambique, impulsionando o respeito e a valorização dos direitos e dignidade humana, através do empoderamento dos usuários e dos utentes do Serviço Nacional de Saúde em matérias de direitos, cidadania, participação e denúncia de más práticas perpetradas em vários sectores dos serviços públicos de saúde em Moçambique.

Principais Actividades:

  • Pesquisa
  • Advocacia