Participação Pública

O Pilar Participação Pública, no Observatório Cidadão para Saúde (OCS), trabalha em prol do envolvimento do cidadão e das instituições de saúde na discussão e definição de políticas públicas do sector de saúde, baseadas nos princípios de transparência e boa governação. Este pilar visa  influenciar os programas e agenda de governação do sector de saúde, com vista a contribuir para a promoção  do bem-estar do Cidadão, no contexto da cobertura universal de  saúde. O objectivo cabal deste pilar visa influenciar a opinião pública para tornar os cidadãos mais informados, consciencializados e com capacidade de exigir melhores serviços de saúde. As acções este pilar estão viradas para o fortalecimento do serviço  público de saúde.

Por outro lado, a abordagem do pilar visa cooperar com as autoridades de saúde, Governo e demais parceiros na construção de propostas para a promoção de um sistema de saúde mais equitativo e inclusivo.

Principais actividades:

Capacitação/formação de Organizações da Sociedade Civil (OSC) sobre matérias ligadas à saúde e direitos humanos;

Engajamento comunitário com lideranças locais no contexto da governação em saúde, para promover e fortalecer as OSC de base comunitária.

Advocacia sobre políticas públicas no sector de saúde, através de acções de monitoria às acções do Governo.

Lobbie, Advocacia e parcerias com actores-chave, autoridades de saúde, Municípios, OSC nacionais e internacionais.